No espaço, podemos nos mover com certa desenvoltura. O tempo não permite isso: ele nos carrega como numa correnteza e não há nada que se possa fazer para detê-lo. As trocas intertemporais são a nossa margem de manobra nas dobras do tempo. Isso ou aquilo? Agora ou depois?

O Valor do Amanhã, série de 10 episódios de 10 minutos cada baseada no livro homônimo de Eduardo Giannetti, busca fazer com que um público amplo possa refletir sobre dilemas e encruzilhadas com que nos defrontamos o tempo todo.

Com depoimentos de antropólogos, psicanalistas, historiadores, neurocientistas, entre outros especialistas, cada episódio aborda questões diferentes: as escolhas individuais do ser humano e suas armadilhas, os diferentes comportamentos em comunidade, as decisões das sociedades sobre temas cruciais como o meio ambiente.

Eduardo Giannetti é o guia da narrativa. Na abertura de todos os episódios, Matheus Nachtergale fala trechos de textos variados.

A série tem cenografia de Helio Eichbauer e participações especiais de Caetano Veloso, Tom Zé, Turíbio Santos, Manuela Carneiro da Cunha e Joel Birman, entre outros.

A série foi exibida durante 10 semanas consecutivas no programa Fantástico, da Rede Globo, com grande audiência. Posteriormente, deu origem ao projeto O Valor do Amanhã na Educação, com o Instituto Unibanco.

Equipe

Roteiro e direção: Isa Grinspum Ferraz

Argumento e apresentação: Eduardo Giannetti

Pesquisa: Helena Tassara

Direção de arte: Victor Riqué, Henrique Bacana

Direção musical: Cacá Machado

Produção e reportagem: Juan Alberto, Joyce Ribeiro, Bruno Bernardes

Edição de imagens: Rafael Norton

Fotografia: José Guerra

Imagens: Fernando Calixto, Bartolomeu Clemente

Áudio: Pedrinho Tonelada

Técnicos: Jairo Ferreira, Jair Pimentel

TV Globo

O Valor do Amanhã (2007)
O Valor do Amanhã
O Valor do Amanhã
O Valor do Amanhã
O Valor do Amanhã
O Valor do Amanhã
O Valor do Amanhã