O Valor do Amanhã na Educação é um projeto educacional baseado no livro homônimo de Eduardo Giannetti e na série de programas de televisão nele originada. A série, dirigida por Isa Grinspum Ferraz para a Rede Globo, inspirou a criação de materiais didáticos para alunos de diversas faixas etárias e para professores de diversas áreas da rede pública de ensino.

 

O objetivo é provocar a reflexão sobre dilemas e encruzilhadas que dizem respeito a todos nós: as trocas intertemporais na natureza, as escolhas individuais dos seres humanos e suas armadilhas, e as diversas formas de orientação do futuro em diferentes organizações sociais.

 

Através de vídeos, de debates em sala de aula, do aprofundamento dos temas com a leitura e consulta aos textos das brochuras, da apreciação e discussão dos cartazes e das atividades sugeridas no Guia do Professor, os conteúdos do projeto podem ser trabalhados em diferentes níveis de profundidade e abrangência, dependendo dos objetivos específicos que cada professor pretende alcançar.

Os materiais do projeto foram fartamente distribuídos nas escolas secundárias da rede pública de ensino em diferentes estados do Brasil.

Equipe

Coordenação e direção de criação: Isa Grinspum Ferraz

Textos: Helena Tassara, Marcelo Macca

Concepção pedagógica e orientação ao educador: Silvia Maria Pompeia, Clarissa Magalhães, Elisabete Darci Cunha

Ilustrações: Libero Malavoglia

Projeto e produção gráfica: Bei

Bei Editora

Instituto Unibanco

O Valor do Amanhã na Educação (2010)