A Texto e Imagem, empresa fundada em 1982, dedica-se à criação

de roteiros e documentários, à criação e direção de projetos de televisão e editoriais, e à concepção e curadoria de exposições e espaços museológicos.

Nascida em Pernambuco e formada em Ciências Sociais na Universidade de São Paulo, Isa Grinspum Ferraz é roteirista, documentarista e curadora de exposições e museus multimídia.

 

Na área da museografia, coordenou a criação de conteúdos e roteiros do Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo. Foi curadora do Cais do Sertão, em Recife, da Estação Natureza, da USP, das exposições As utopias de Darcy Ribeiro, em Brasília, e Marighella, em São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador, entre outros. Atualmente, dirige a criação do Museu das Missões e do Museu do Pampa, no Rio Grande do Sul.

 

Na área audiovisual, dirigiu a premiada série O Povo Brasileiro, exibida no GNT e na TV Cultura, e as séries Intérpretes do Brasil e O valor do amanhã, essa última para o programa Fantástico, da Rede Globo. Dirigiu também a série de documentários Galáxias – pensar o Brasil hoje, para o IEB e Sesctv. Escreveu dezenas de roteiros, entre eles o premiado Religiões africanas no Brasil, com Pierre Verger. Coordenou os Projetos Especiais da Nova TVE, na Fundação Roquette Pinto. Realizou, entre outros, os médias-metragens O milagre do pão, A cidade não para, Lina Bo Bardi e Darcy Ribeiro: um vulcão de ideias, exibidos na TV Cultura. Em 2011, realizou o premiado longa-metragem Marighella.

 

Na área de projetos educacionais por multimeios, coordenou e dirigiu a criação de Genesis, com Sebastião Salgado, para a Unesco, do projeto Missão Ambiente – Responsabilidade Socioambiental dos Brasileiros, para a Fundação Cultural do Exército Brasileiro, e do projeto Professor da Pré-Escola, da Fundação Roberto Marinho. Com Darcy Ribeiro, desenvolveu o projeto da Escola Normal Superior de Educação a Distância, para o Ministério da Educação, entre outros.

 

Na área editorial, fez a concepção editorial e a edição de imagens do livro História do Masp, de Pietro Bardi, e Museu de Arte de São Paulo, de Lina Bo Bardi e Aldo Van Eyck. Fez a seleção e edição de textos do premiado livro Lina Bo BardiÉ autora de Darcy Ribeiro: Utopia Brasil, pela Editora Hedra. 

 

Por três anos, foi colaboradora de Lina Bo Bardi e, por mais de 10 anos, de Darcy Ribeiro. É conselheira e diretora cultural da Fundação Darcy Ribeiro.