Intérpretes do Brasil é uma série de 15 programas de 20 minutos cada, apresentando ideias de importantes intelectuais brasileiros sobre temas da cultura brasileira. As entrevistas abordam assuntos variados relativos à formação sociocultural do povo brasileiro tais como: as paisagens ecológicas e humanas das diferentes regiões brasileiras, as nossas matrizes genéticas e simbólicas, o cangaço, as religiões afro-brasileiras, etc.

 

Os programas são os seguintes: Os Caipiras, por Antonio Candido; Portugal, Brasil, por Judith Cortesão; Viva o Sertão, por Antonio Risério; Vontade de Beleza, por Washington Novaes; O Sonho Português, por Roberto Pinho; O Candomblé do Brasil, por Mãe Stela; Pé na Estrada, por Paulo Vanzolini; Mistura e Invenção, por Hermano Vianna; Os Vários Brasis, por Aziz Ab’Saber; Presença Africana, por Carlos Serrano; Notas sobre o Brasil, por Darcy Ribeiro; Saberes, por Manuela Carneiro da Cunha; Mar de Escravos, por Luis Felipe de Alencastro; Leituras sobre o Brasil, por Roberto da Matta; Negro de Corpo e Alma, por Emanoel Araújo.

 

As entrevistas, captadas em película ou vídeo digital, são o registro, a documentação de reflexões que contribuem para a compreensão do caráter brasileiro. Imagens e iconografia somadas à uma trilha original vigorosa complementam a experiência.

Equipe

Roteiros e direção: Isa Grinspum Ferraz

Produção executiva: Zita Carvalhosa, Jorge Grinspum

Fotografia: José Guerra, Adrian Cooper, Carlos Ebert

Vinhetas: Amilcar de Castro

Som direto: João Godoy

Edição de som: Eduardo Santos Mendes

Trilha sonora original: Marco Antonio Guimarães

Montagem: Vânia Debs

Festivais e Prêmios

 “Melhor Roteiro”, no VI Florianópolis Audiovisual Mercosul, com "Intérpretes do Brasil – Os Caipiras, por Antonio Cândido" - 2002

Selecionada para o IV Festival Internacional de Cinema Ambiental, com "Intérpretes do Brasil – Os Vários Brasis, com Aziz Ab’Saber”

Texto e Imagem

Superfilmes

Canal Cultura e Arte

Ministério da Cultura

Intérpretes do Brasil (2001)