Galáxias (2014)

Galáxias é uma série de 12 documentários que confrontam e fazem dialogar diferentes pontos de vista sobre o Brasil de hoje. Ela tem um caráter transdisciplinar e trabalha várias lógicas simultaneamente. O eixo temático de cada programa organiza essas formas e visões sobre as complexidades do mundo brasileiro em transformação. Os temas dos programas são: cidades, indivíduos e comportamento, mídia, ciência e a universidade, economia, política, meio Ambiente, educação básica, produção estética, movimentos sociais, identidade nacional, o Brasil no mundo.

 

Dezessete brasileiros com experiências e formações diversas falam sobre todos esses temas. São eles: Ailton Krenak, líder indígena; Antonio Risério, antropólogo e ensaísta; Cao Guimarães, videoartista; Daniel Melin, grafiteiro; Eduardo Viveiros de Castro, antropólogo; Emicida, rapper; Francisco Bosco, filósofo e ensaísta; Jaime Amorim, dirigente do MST; Jessé de Souza, sociólogo; José Miguel Wisnik, músico, compositor e ensaísta; Kleber Mendonça Filho, cineasta e crítico de cinema; Luiz Carlos Bresser-Pereira, economista; Mayana Zatz, geneticista e urbanista; Mário Magalhães, jornalista; Coletivo Mídia Ninja; Moacir dos Anjos, curador e crítico de arte; Paulo Mendes da Rocha, arquiteto.

 

Para além desses entrevistados, outros pontos de vista são dados pelas obras de arte que também dialogam com o espectador. A imagem, a música e outras narrativas mais constroem a polifonia dos programas.

Equipe

Concepção e direção: Isa Grinspum Ferraz

Produção executiva: Pablo Torrecillas

Argumentos: Antonio Risério

Roteiros: Isa Grinspum Ferraz, Marcelo Macca, João Grinspum Ferraz

Elaboração de pautas: Jaime Oliva, Aline Khoury

Pesquisa: Amália Santos, João Grinspum Ferraz, Jorge Grinspum

Produção: Maíra Torrecillas, Guga Cunha, Flavia Candido

Fotografia: Tiago Tambelli, Thais Taverna, Leo Rudá

Arte e vinhetas: Leandro Lima

Trilha sonora original: DJ Dolores

Som direto: René Brasil, Carolina Barranco

Montagem: Vânia Debs, Idê Lacreta, Eduardo Chataigner

Instituto de Estudos Brasileiros - IEB-USP

SescTV