Darcy Ribeiro, Vulcão de Ideias (2007)
Educador que lutou pela escola pública de período integral e criou universidades. Antropólogo que estudou a civilização tropical brasileira e defendeu os índios. Escritor de romances. Ministro e senador. Homem de ação apaixonado pelo Brasil e os brasileiros. Pai do “socialismo moreno” e inventor do Sambódromo... Darcy Ribeiro não foi um, foi muitos.
O documentário Darcy Ribeiro, Vulcão de Ideias pretende dar uma dimensão da multiplicidade de aspectos presentes na vida e na obra de Darcy Ribeiro – vida e obra que se confundem -, destacando o seu importante papel como pensador do Brasil no século XX.
A estrutura do programa é a de uma autobiografia ilustrada. A narração está construída com trechos de falas do próprio Darcy - sejam elas registradas por mim em diferentes momentos de sua vida, sejam extraídas de material de arquivo, sejam excertos de livros e textos do autor.
Com registros em vídeo, áudio e um grande acervo de fotos, entrevistas concedidas a inúmeros canais de comunicação, etc, além de fragmentos de obras de Darcy lidos por personalidades próximas a ele (Oscar Niemeyer, Antonio Candido, Moacyr Werneck de Castro, entre outros), o documentário traz ao público suas principais idéias e o melhor de seu legado como educador.
Equipe
Roteiro e direção: Isa Grinspum Ferraz
Produção executiva: Malu Viana Batista
Diretora assistente: Helena Tassara
Coordenação de produção: Clara Ramos
Produção: Camila Machado, Alethea Silvestre, Cecília Araújo, Pedro Gorski
Direção de fotografia: Ivanildo Machado
Som direto: Paulo César Fernandes
Montagem: Rodrigo Menecucci
Design gráfico: Deborah Guerra
Créditos de abertura: Terpins Greco Estúdio
Música original: Cacá Machado - Estúdio Zut/ Junio Barreto - Estúdio Terreiro Do Passo
Finalização de imagem: Ricardo Matias
Narração: Paulo José
TAL
Ministério da Educação